O Grenal do século para aliviar os dramas familiares

Não faltam relatos sobre o reflexo do futebol no humor dos fãs desse esporte. No Brasil, muitos brasileiros se animam com uma boa fase do seu time do coração. Em época de Copa do Mundo a mídia prioriza notícias relacionadas à seleção por vezes em detrimento a questões políticas e econômicas.

Futebol feminino é tema de comédia romântica de 2003

Lançando em 2003, Driblando o Destino (Bend it like Beckham) aborda o futebol feminino, universo até hoje pouco representado pela mídia. O título original referencia o então astro da seleção inglesa David Beckham e seu estilo de cobrar tiros livres a gol que a bola faz uma curva (bend) surpreendente em direção à meta.

Nelson Rodrigues: A pátria de chuteiras

O governo federal editou, em 2013, o livro Nelson Rodrigues: A pátria de chuteiras. A obra reúne crônicas do dramaturgo pernambucano radicado ainda criança no Rio de Janeiro.

Sonho no futebol é pano de fundo para filme mexicano

O primeiro longa-metragem de Carlos Cuarón, irmão mais novo do consagrado diretor mexicano Alfonso Cuarón, faz uma ácida avaliação do mundo do futebol. Em uma história sobre ascensão meteórica de jovens pobres que não sabem lidar a fama, o cineasta poderia muito bem estar contando a história de vários atletas brasileiros.

Livro de estreia de Nick Hornby fala da paixão pelo futebol

Se há quem afirme que o futebol é uma metáfora para a vida, em Febre de Bola o esporte se confunde com a própria existência do protagonista. O primeiro livro do autor londrino Nick Hornby busca justamente dissecar essa paixão a partir de suas experiências como torcedor fanático (pleonasmo?) do Arsenal.